terça-feira, 4 de novembro de 2014

O riso animal

É crescente a especulação sobre as emoções animais, especialmente sobre o riso, essa expressão tão característica dos seres humanos

A risada é contagiosa

Os mecanismos na base da risada poderiam ter tido origem nos antigos primatas e terem sido herdados não somente pelo Homem, mas também pelos símios modernos. As pesquisadoras universitárias Marina Davila Ross e Elke Zimmermann, estudando o comportamento de 25 orangotangos com idades entre 2 e 12 anos, descobriram uma empatia e uma mímica que os capacita a copiarem as expressões, o riso incluído. O processo é de todo involuntário.

riso animal_up

Os cães também riem.

Segundo o professor Jaak Panksepp, o que se acreditava ser um comportamento exclusivamente humano é comum em muitas espécies de animais, e pode representar uma antiga resposta emocional que antecipa os sentimentos humanos e precede a capacidade de se comunicar com palavras. De acordo com Panksepp alguns sons que cães produzem quando brincam, como sopros, são na realidade risos. Mas nem todos os pesquisadores concordam: outros consideram o riso uma característica exclusivamente humana.

De Virgilio Notizie - Risate bestiali