
Se nos dispusermos a entender que todos nós, Seres Humanos, estamos conectados indissociavelmente uns aos outros, assim como as células de um organismo, fazemos crescer em nós o registro da Humanidade dos outros, o que resulta em quere-lhes cada vez mais O Bem, assim como o desejamos (e reivindicamos) para nós mesmos. A consciência humana projeta mais do que percebe, e cria Realidades. Criemos, pois, a Realidade da Empatia...
segunda-feira, 18 de abril de 2022
A importância de não se enraivecer - Akrodha - ausência de raiva
Definição - O que significa Akrodha?
Akrodha é um termo em sânscrito que significa "ausência de raiva". No yoga, akrodha é considerada uma qualidade virtuosa e benéfica, e muitas vezes é referenciada na literatura yogue. Tanto o hinduísmo quanto o budismo vêem akrodha como uma das dez liberdades necessárias para uma pessoa viver uma boa vida.
Diz-se que a raiva interfere com a razão e evita o contentamento, por isso akrodha é necessária para permitir que uma pessoa viva uma vida racional e pacifica. Também é dito ser impossível para uma pessoa viver plenamente seu dharma, ou maneira correta de viver, sem experimentar akrodha.
Yogapedia explica Akrodha:
Akrodha é demonstrada quando há uma razão pela qual alguém pode ficar com raiva, mas não sucumbe à raiva. Não é a ausência de causas de raiva, mas a ausência de uma reação raivosa a essas causas potenciais. Isso significa que a pessoa permanece calma diante de provocações, insultos ou abusos.
O oposto de akrodha - krodha ou "raiva" - é a agitação mental excessiva quando algum desejo ou apego não é realizado. Neste estado, a raiva nubla o julgamento e a paz de espírito. Em contraste, quando o estado de akrodha é alcançado, a mente de uma pessoa é clara e livre, e ela é capaz de encontrar autoconhecimento, verdade e libertação. Ela também não vai machucar os outros através de sua raiva.
Bônus: baixe este artigo em formato de imagem, para espalhar a calma por aí.
Assinar:
Postagens (Atom)